Cras de Alto Araguaia realiza atualização do CadÚnico e novos cadastros

Por Réulliner Rodrigues | Assecom AIA

Cras de Alto Araguaia realiza atualização do CadÚnico e novos cadastros

Porta de entrada para serviços e ações de assistência e proteção básica às famílias araguaienses em situação de vulnerabilidade, o Cadastro Único (CadÚnico) deve ser atualizado pelas famílias inseridas no programa. De acordo com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Alto Araguaia (MT), aproximadamente 2 mil pessoas devem fazer a manutenção do CadÚnico. A não atualização dos dados acarreta na perca de benefício e exclusão de programas. O prazo para atualização segue até o dia 21 de agosto.

Conforme explica a coordenadora do CRAS, Nelcy Pio Peron, o CadÚnico é um programa do Governo Federal que identifica e caracteriza famílias de baixa renda, em situação de vulnerabilidade social. “Através dele conhecemos a realidade socioeconômica de cada família onde a Secretaria de Assistência Social é acionada com políticas específicas para reduzir a vulnerabilidade em que elas são expostas”, explica. Com o CadÚnico, a pessoa tem acesso a uma série de programas e benefícios do governo municipal, estadual ou federal.

Para atualizar, são necessários documentos pessoais do cadastrado (certidão de casamento, nascimento, RG e CPF) e membros da família, comprovante de endereço e título de eleitor. A atualização é realizada no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 18h. O órgão está localizado na Rua Vereador João Ferreira, no Bairro Nossa Senhora Aparecida.

NOVOS CADASTROS - O Cras é responsável pela coleta de dados e a inserção da pessoa no sistema do Governo Federal. “Orientamos a quem não tem o cadastro e deseja realizar, que são coletadas mais informações além dos documentos pessoais da pessoa e dos outros membros familiares”, explica a coordenadora.

Entre as principais informações que são exigidas pelo CadÚnico, estão relacionadas à situação de moradia, trabalho, renda mensal, grau de escolaridade, média de gastos com as principais despesas entre outras.

O cidadão que deseja ser incluído no programa, deve ter renda mínima mensal de até meio salário mínimo por pessoas (R$ 550), renda familiar mensal de até três salários mínimos (R$ 3.300), o chefe do grupo familiar dever ser preferencialmente mulher.